domingo, 11 de setembro de 2016

Monoculares tem direitos que eu desconhecia
   Eu tinha quase 2 anos e segurava um copo de àgua.Brincava ao lado de meu irmão, de 5 anos. Ele usava uma tesoura para recortar papel. Próxima, virei com o copo na mão, ele se assustou com m
eu movimento e ergueu os braços. A ponta da tesoura atingiu um de meus olhos. O colorido dele ficou alterado, é branco e azul, existe possível cirurgia futura para recuperar a visão deste olho. O outro é de cor castanha e enxerga muito bem-estou providenciando minha carta de motorista e ele foi considerado apto, sem restrições de visão.
   Sou tranquila a respeito, hoje tenho dezoito anos, meu nome é Camila. Minha mãe é que ficou sem sossego até que eu tentasse cirurgia, e passasse a usar aos 3 anos uma prótese ocular estética, que cobre todo o globo ocular. Uso o dia todo, só retirando para dormir. Troco conforme o corpo cresce, já tive seis próteses.
   Terminei o segundo ciclo da escola, já fui do corpo do SOMA, já fui jovem aprendiz na NET durante um ano e quatro meses, trabalhando seis horas/dia – o tempo máximo deste tipo de contrato.
   Buscando novo emprego, no site da agência descobri que pessoas como eu seriam consideradas com deficiência, com direitos especiais, incluindo-se aí a frequência a curso específico para a área, na escola SENAI. Procurei minha oftalmologista, para atestar minha condição.
   Iniciando o curso, achei engraçado ser a pessoa com menor idade, meus colegas tinham em média 21/22 anos. A experiência superou todas as minhas expectativas!
   Existe chance de emprego na multinacional patrocinadora. Tenho interesse, mas também planejo cursar faculdade de Administração e Contabilidade em 2017.
 “Visão é a capacidade de enxergar além do que os olhos são capazes. ” – Myles Munroe.

Caso real, Elizabeth Fritzsons da Silva, psicóloga, e-mail:bfritzsons@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.